A construção de um novo abrigo para animais foi a proposta vencedora do Orçamento Participativo (OP) de Mira 2017, cuja votação encerrou, oficialmente, no passado dia 5 de Fevereiro.
Com este expressivo resultado - a proposta recolheu 489 dos 608 votos totais, a Associação Carinho dos Animais vai ter a possibilidade de investir 50 mil euros num projecto que a direcção «há muito tempo ambicionava», em virtude da «falta de espaço e de condições» das actuais instalações, situadas na Praia de Mira, que «já não se adequam à realidade do trabalho desenvolvido». «A associação conseguiu, com este resultado, alcançar o seu objectivo e ganhar um valor que permitirá começar a concretizar o sonho de um abrigo novo», revelaram as responsáveis. «Sem desprimor pelas restantes propostas a votos, não podemos deixar de salientar a diferença significativa na votação, o que demonstra, inequivocamente, que há mais pessoas a partilhar do nosso sonho e que há pessoas que acreditam no projecto e querem ver no concelho um abrigo com as dignas condições», sublinhou a direcção.
O motor impulsionador da equipa que integra o projecto «é a vontade de ajudar os animais», assim sendo, a proposta apresentada ao OP prendeu-se com a «construção de um abrigo com as condições dignas para que os animais possam aguardar por uma vida melhor», nomeadamente, «com electricidade, com um sistema de água feliz eficaz», com zonas de abrigo construídas de forma «a possibilitar um fácil acesso e visualização de todos os animais, zona de recobro e de quarentena, sala de apoio para vacinações, cuidados básicos de enfermagem e uma zona de escritório»
A verba agora conseguida «não dará para financiar a totalidade do projecto» idealizado pela direcção, todavia, permitirá uma "almofada financeira" importante para iniciar a construção do novo abrigo.
Kits de combate a incêndios, com 78 votos, construção de um relvado sintético na Lentisqueira, 23, projecto LES - Lancheira Escolar Saudável (17) e aquisição de material com vista ao acolhimento de provas de valorização da Barrinha (1) foram as propostas finalistas do orçamento participativo.
Oficialmente constituída desde de Janeiro de 2015, a "Abrigo de Carinho, Associação Amigos dos Animais", nasceu do gosto de um grupo de amigos do concelho de Mira pelos animais e neste caso concreto, pelos.cães.